Pular para o conteúdo

Beatificação de Padre Eustáquio

Em 2005, o Papa Bento XVI reconheceu um milagre atribuído à intercessão de Padre Eustáquio. A celebração da beatificação foi realizada.

PADRE EUSTÁQUIO

A Igreja Sagrados Corações, mais conhecida como Igreja Padre Eustáquio, recebe  o título de Santuário. O anúncio da elevação a Santuário foi feito pelo arcebispo, Dom Walmor, e pelo pároco, padre Sérgio Stein, no último, dia 31 de julho.  O Santuário é entregue a população no dia 30 de agosto de 2014, sendo chamado “Santuário da Saúde e da Paz”. A data foi escolhida por marcar a data de falecimento de Padre Eustáquio.

Na tradição judaico-cristã, podemos dizer que o Santuário é a tenda de encontro com o Deus Vivo, sempre aberto para acolher os peregrinos.

O Santuário, de acordo com a Arquidiocese de Belo Horizonte, vai contar com atividades como uma creche, um asilo e ações  voltadas para dependentes químicos.

“Na minha Igreja deve haver ocasião para se confessar o dia inteiro e todos os dias, dar-se-á, também, a bênção aos doentes. Em redor da Igreja, erguer-se-ão obras sociais, mesmo possível um orfanato. O’, estes órfãos! Não posso dormir se penso nos meninos que vagueiam pelas ruas, sem teto, sem arrimo, sem rumo”. (Padre Eustáquio)

Beatificação de Padre Eustáquio

Quem é?

Vida

Padre Eustáquio nasceu em 1890, na Holanda, e foi batizado com o nome de Humberto. A mudança de nome veio quando solicitou entrada na Congregação dos Sagrados Corações, em 1915.

Chegada ao Brasil

Ele foi um dos três primeiros da Congregação dos Sagrados Corações a chegar no país. Ordenado sacerdote, desembarcou em Minas Gerais no ano de 1925. Passou pelas cidades de Poá, Rio Claro, Patrocínio e Belo Horizonte.

Morte

O religioso morreu no ano de 1946, aos 53 anos, vítima de tifo. A grande popularidade do religioso inspirou a busca pela sua beatificação e canonização, que se iniciou em 1956.

Beatificação

Em 2005, o Papa Bento XVI reconheceu um milagre atribuído à intercessão de Padre Eustáquio. A celebração da beatificação foi realizada no Mineirão em 15 de junho de 2006, sendo Delegado Pontifício o Cardeal José Saraiva Martins.

Memorial Padre Eustáquio

Em 2007, é inaugurado o Memorial Padre Eustáquio. O espaço está localizado na Rua Padre Eustáquio, 2405 e é onde se encontram os restos mortais do Bem-aventurado Padre Eustáquio.

Por: Fernanda Rodrigues
Agosto de 2014

Comentários não são permitidos.