QUEM SOMOS, NOSSA HISTÓRIA E PRINCÍPIOS

Uma frase que resiste há décadas de repetição é a que diz que: “As crianças são o futuro do pais”.

Quem somos CAPE

O que vale é a vida. A CAPE trabalha para que crianças e adolescentes tenham amparo e estrutura durante o tratamento oncológico e de doenças não infecciosas.

Acreditamos que é preciso ter um cuidado especial com a vida. Viver cada momento com dignidade, responsabilidade e fé. Juntos alcançamos melhores resultados, principalmente no que diz respeito ao futuro de nossas crianças, adolescentes e de suas famílias. A nossa luta é constante e diária. Temos consciência de que sozinhos é impossível, é preciso o apoio e envolvimento da sociedade para continuidade do nosso atendimento.

Acolhemos atualmente mais de 250 crianças e adolescentes com seus acompanhantes. Oferecemos todo apoio sociofamiliar para a continuidade do tratamento até a sua cura.

Segundo o INCA, Instituto Nacional do Câncer, em torno de 70% das crianças e adolescentes acometidos de câncer pode ser curado, se diagnosticados precocemente. No entanto, o mesmo Instituto estima que entre 2016 e 2017 ocorra mais de 12 mil novos casos de câncer nessa faixa etária no Brasil.

Cada pessoa que chega em nossa Casa tem uma família com histórias diferentes. Encaminhadas por meio dos hospitais de Belo Horizonte, elas vêm, em sua maioria, de cidades do interior do estado de Minas Gerais e precisam de suporte no momento em que estão longe de casa e fragilizados pela doença. Nos interessamos por essas trajetórias e oferecemos acolhimento humanizado e individualizado.

A CAPE é feita de gente; funcionários, voluntários e doadores que tornam sonhos possíveis todos os dias. Você pode fazer parte dessa história.

Missão

Acolher, apoiar, amparar e proteger crianças e adolescentes em tratamento oncológico e de outras doenças não infecciosas, bem como suas famílias. Valorizando, sempre, a vida!

Visão

Ser referencia por excelência e efetividade no amparo ao tratamento oncológico e outras doenças não infecciosas em crianças e adolescentes.

Valores

Amor, Cordialidade, Espírito de Equipe, Integridade, Equidade, Comprometimento, Profissionalismo.

“Que nada vos perturbe, que nada vos aflija, que nada vos assuste! Tudo passa: a dor e a alegria. Só Deus fica. Eternamente.”

PADRE EUSTÁQUIO

Conheça mais sobre a história da CAPE

Em dezembro de 2013 era erguida a estrutura que hoje abriga a CAPE. Seu idealizador José Marcílio Nunes, agiu e transformou um sonho em realidade.

Uma realidade que tem nomes e sobrenome. São crianças e adolescentes que deram vida as paredes de concreto. Um sonho que hoje supre a necessidade de dezenas de pessoas.

Quem somos CAPE

O trabalho começou pra valer com a chegada da pequena Ana Beatriz, então com 5 anos. Ela foi a confirmação de que o desejo de servir ao próximo é possível. Durante todos esses dois anos Bia recebeu da CAPE todo apoio necessário para que hoje ela esteja bem próxima da tão sonhada cura.

Com um trabalho intenso de funcionários, voluntários e doadores os objetivos estão sendo alcançados passo a passo.

Todos que fazem parte dessa grande família sabem das dificuldades encontradas durante o tratamento do câncer. Obstáculos como a lentidão e limitações do sistema público de saúde na hora do diagnostico. Ou quando é preciso um medicamento mais caro ou um exame de alto custo. O que a CAPE quer é orientar e apoiar as famílias além de facilitar o acesso aos exames e medicamentos de alto custo.

Conheça a equipe de gestores da CAPE

MEMBROS DA DIRETORIA:

PRESIDENTE: José Marcílio Nunes Filho
Vice

Presidente: Viviany Sarti Barros Sunes Neto

Diretor Jurídico: Antônio de Moura Nunes Neto

Diretor Financeiro: Alexandre Nunes

Diretor Administrativo – Social: Cláudio Souza Diniz

CONSELHO FISCAL:

José Marcílio Nunes Filho

Maria Lúcia Clementino Nunes

Eduardo Luiz de Castro Alves

José Augusto Sampaio

Paulo Ramiz Lasmar

CONSELHO DIRETOR:

José Marcílio Nunes Filho

Viviany Sarti Barros Nunes

Antônio de Moura Nunes Neto

Alexandre Nunes

Cláudio Souza Diniz

SUPERINTENDENTE:

Mônica Sales de Araújo

Parcerias de grande importância para a CAPE

A CAPE fez parcerias importantes com frutos que beneficiaram crianças e adolescentes. É o caso do Instituto Ronald Mac Donald que desde 2015.

Por três anos consecutivos a CAPE é a realizadora da Campanha McDia Feliz em Belo Horizonte, Sete Lagos, Betim, Contagem, Ipatinga, Governador Valadares e Pouso Alegre. Sempre com projetos voltados para as crianças em tratamento oncológico na Santa Casa BH.

  • 2015 o projeto “Aliviando a Dor”, compra de Cateteres PIC para crianças em tratamento contra o câncer na Santa Casa BH;
  • 2016 em parceria com a Santa Casa BH e a Fundação Sara Albuquerque. O projeto “Reconstruindo o Cuidar”, novo Ambulatório de Oncologia Pediátrica, onde as crianças fazem consultas, tratamento ambulatorial quimioterápico, pequenos procedimentos e controle de sintomas. Um grande conquista para nossos pequenos.
  • 2017 o projeto “Aliviando a Dor” onde daremos continuidade ao
    tratamento oncológico das crianças atendidas na Santa Casa BH, com
    o cateter PIC.

Sempre um sucesso com apoio da sociedade e de empresas parceiras, a campanha representa a nossa maior arrecadação que é sempre destinada em sua totalidade ao tratamento oncológico dessas crianças que são verdadeiros Guerreiros nessa luta diária pela vida.

Além do Instituto Ronald Mac Donald, concretizamos outras grandes parcerias como a campanha da Rede Cineart “CAPE na Bomboniere” que doa R$2,00 a cada unidade vendida do “Kit Sorriso”, 1 baldão de pipoca + 2 refrigerantes, para a CAPE. E você ainda pode ver a CAPE em todas salas do Cineart antes de assistir ao seu filme preferido!

A campanha “Você doa, a Boca do Forno doa também” é outra grande parceria firmada em 2017. Por meio de cofrinhos disponibilizados em todas as lojas da rede, os clientes realizam suas contribuições, podem ser o troco da compra ou espontânea, sem valores mínimo ou máximo estipulados.

A CAPE ainda manteve e criou novas parcerias com as “EMPRESAS AMIGAS” e “FAMÍLIAS AMIGAS” que são um dos grandes responsáveis pela manutenção da qualidade do nosso acolhimento.

Quem somos CAPE
Quem somos CAPE
Quem somos CAPE

Valorização da educação

A CAPE é pioneira em ações que valorizam a educação. Todas as crianças e adolescentes acolhidos tem acesso ao ensino regular reconhecido pelo MEC, Ministério da Educação durante o período de tratamento.

Ações transparentes

Ações transparentes reforçam a credibilidade e fazem da CAPE um projeto reconhecido pelas autoridades e pela sociedade.

Essa história esta só no começo. Os altos índices de câncer infantojuvenil -Segundo o INCA, Instituto Nacional do Câncer, entre 2016 e 2017 o Brasil terá de 12 mil novos casos- mostram a necessidade de parceiros que possam apoiar e contribuir com esse sonho que já transforma vidas. Faça parte dessa história.

Saiba mais sobre a CAPE: