QUEM SOMOS, NOSSA HISTÓRIA E PRINCÍPIOS

O que vale é a vida!

Quem somos CAPE

A CAPE abrange a integralidade da criança e do adolescente, pois, durante o tratamento contra o câncer infantil, cardiopatia, nefrologia e de outras doenças não infecciosas, pequenos detalhes influenciam significativamente no resultado final.

Aspectos emocionais, nutricionais, sociais e outros precisam ser adequadamente trabalhados dentro do tratamento, pois, como muitas pesquisas em todo o mundo revelam, fatores externos acabam sendo desencadeantes para a cura da criança e do adolescente, assim, a CAPE oferece à seus assistidos (crianças, adolescentes e suas famílias) apoio psicológico e social, orientação nutricional, fonoaudióloga, fisioterapia, acupuntura, técnica de enfermagem, ensino reconhecido pelo MEC, cursos de artesanato, oficinas de informática, palestras, dentre outras atividades culturais e de entretenimento.

Além disso a CAPE disponibiliza cinco refeições diárias, leitos com acompanhantes, lavanderia e transporte, funcionando como uma casa de amparo nos estágios de tratamento, sobretudo para as famílias do interior Minas e de todo o Brasil.

Acreditamos que é preciso ter um cuidado especial com a vida. Viver cada momento com dignidade, responsabilidade e fé. Juntos alcançamos melhores resultados, principalmente no que diz respeito ao futuro de nossas crianças, adolescentes e de suas famílias. A nossa luta é constante e diária. Temos consciência de que sozinhos é impossível, é preciso o apoio e envolvimento da sociedade para continuidade do nosso atendimento.

Acolhemos atualmente mais de 600 crianças e adolescentes com seus acompanhantes. 

Com capacidade para atender simultaneamente 120 pessoas, 60 crianças e adolescentes com seus acompanhantes, cada pessoa que chega em nossa Casa tem uma família com histórias diferentes. Nos interessamos por essas trajetórias e oferecemos apoio sociofamiliar  humanizado e individualizado, durante e após o tratamento.

Na CAPE aprendemos dia após dia que “O que Vale é a Vida”!

A CAPE é feita de gente; funcionários, voluntários e doadores que tornam sonhos possíveis todos os dias. Você pode fazer parte dessa história.

Missão

Acolher, apoiar, amparar e proteger crianças e adolescentes em tratamento oncológico e de outras doenças não infecciosas, bem como suas famílias. Valorizando, sempre, a vida!

Visão

Ser referencia por excelência e efetividade no amparo ao tratamento oncológico e outras doenças não infecciosas em crianças e adolescentes.

Valores

Amor, Cordialidade, Espírito de Equipe, Integridade, Equidade, Comprometimento, Profissionalismo.

“Que nada vos perturbe, que nada vos aflija, que nada vos assuste! Tudo passa: a dor e a alegria. Só Deus fica. Eternamente.”

PADRE EUSTÁQUIO

Conheça mais sobre a história da CAPE

Em dezembro de 2013 era erguida a estrutura que hoje abriga a CAPE. Seu idealizador José Marcílio Nunes, agiu e transformou um sonho em realidade.

Uma realidade que tem nomes e sobrenome. São crianças e adolescentes que deram vida as paredes de concreto. Um sonho que hoje supre a necessidade de dezenas de pessoas.

Quem somos CAPE

O trabalho começou pra valer com a chegada da pequena Ana Beatriz, então com 5 anos. Ela foi a confirmação de que o desejo de servir ao próximo é possível. 

Durante esses sete anos Bia recebe da CAPE todo apoio necessário para que hoje ela esteja em remissão e bem próxima a tão sonhada cura plena, assim como outras tantas crianças assistidas que contam com o apoio ofertado por nossa instituição.

Com um trabalho intenso de funcionários, voluntários e doadores os objetivos estão sendo alcançados passo a passo.

Todos que fazem parte dessa grande família sabem das dificuldades encontradas durante o tratamento. Obstáculos como a lentidão e limitações do sistema público de saúde com relação ao diagnostico, assim como exames e medicamentos de alto custo, são recorrentes. O que a CAPE faz é orientar, apoiar as famílias facilitando o acesso ao tratamento adequado evitando assim que estes fatores sejam os causadores de prejuízos irreversíveis à saúde de seus assistidos. 

Conheça a equipe de gestores da CAPE

MEMBROS DA DIRETORIA:

PRESIDENTE: José Marcílio Nunes Filho

Vice Presidente: Viviany Sarti Barros Nunes

Diretor Jurídico: Antônio de Moura Nunes Neto

Diretor Financeiro: Cláudio Souza Diniz

Diretor Administrativo – Social: Pollyanne Lessa Boczar

CONSELHO FISCAL:

Antônio Roberto Winter de Carvalho

Cássia Regina Lima

Joaquim Caetano Aguirre Neto

José Augusto Sampaio

Juliana Magalhães Machado Barbosa

Paulo Ramiz Lasmar

CONSELHO DIRETOR:

Antônio de Moura Nunes Neto

Cláudio Souza Diniz

José Marcílio Nunes Filho

Pollyanne Lessa Boczar

Viviany Sarti Barros Nunes

SUPERINTENDENTE:

Mônica Sales de Araújo

Parcerias de grande importância para a CAPE

A CAPE realiza parcerias importantes com frutos que beneficiaram crianças, adolescentes e seus familiares. É o caso do Instituto Ronald Mac Donald que desde 2015, firma parceira para a realização da Campanha Nacional do McDia Feliz em Belo Horizonte, Sete Lagos, Betim, Contagem, Governador Valadares e Pouso Alegre. Sempre com 100% da arrecadação para projetos voltados para as crianças em tratamento oncológico na Santa Casa BH.

  • 2015 Projeto “Aliviando a Dor I”: compra de Cateteres PIC para crianças em tratamento contra o câncer na Santa Casa BH;
  • 2016 Projeto “Reconstruindo o Cuidar”: novo Ambulatório de Oncologia Pediátrica em parceria com a Santa Casa BH e a Fundação Sara Albuquerque;
  • 2017 Projeto “Aliviando a Dor II”: compra de Cateteres PIC para crianças em tratamento contra o câncer na Santa Casa BH (continuidade);
  • 2018 Projeto “Ampliando o Cuidado e Cultivando a Esperança”: criação da farmacoteca, aumento da produtividade e melhora na qualidade assistencial, para pacientes oncológicos atendidos na Santa Casa BH;
  • 2019 o projeto “Irradiando o Cuidado com Alegria”: revitalização da área de radioterapia, construção de consultório pediátrica e brinquedoteca na Santa Casa BH;
  • 2020 o projeto “Cuidar com Amor”: reforma, ampliação e implantação de Filtro Hepa na enfermaria da Santa Casa BH.

 

Todos os projetos da campanha são auditados por empresa terceirizada. 

Concretizamos outras grandes parcerias como a campanha da Rede Cineart “CAPE na Bomboniere” que doa R$2,00 a cada unidade vendida do “Kit Sorriso”, 1 baldão de pipoca + 2 refrigerantes, para a CAPE. Além do “Troco Solidário”o qual o cliente Cineart pode doar para a CAPE nos caixas e Bomboniere de todos os Cineart. Você ainda pode ver a CAPE em todas salas do Cineart antes de assistir ao seu filme preferido!

A campanha “Você doa, a Boca do Forno doa também” é outra grande parceria firmada em 2017. Por meio de cofrinhos disponibilizados em todas as lojas da rede, os clientes realizam suas contribuições, podem ser o troco da compra ou espontânea, sem valores mínimo ou máximo estipulados.

A CAPE ainda manteve e criou novas parcerias com as “EMPRESAS AMIGAS” e “FAMÍLIAS AMIGAS” que são um dos grandes responsáveis pela manutenção da qualidade do nosso acolhimento.

quemsomos-foto1-cape
quemsomos -foto2-cape
Quem somos CAPE

Valorização da educação

A CAPE é pioneira em ações que valorizam a educação. Todas as crianças e adolescentes acolhidos tem acesso ao ensino regular reconhecido pelo MEC, Ministério da Educação durante o período de tratamento. Uma parceria com a Prefeitura de Belo Horizonte, PBH.

Ações transparentes

Ações transparentes reforçam a credibilidade e fazem da CAPE um projeto reconhecido pelas autoridades e pela sociedade.

A CAPE é auditada desde 2017 pela empresa R&R AUDITORIA, auditores independentes, ESPECIALIZADOS EM TERCEIRO SETOR.

Essa história esta só no começo! Os altos índices de câncer infanto-juvenil, segundo Instituto Nacional de Câncer (Inca – vinculado ao Ministério da Saúde),  entre 2020 e 2022 o número de novos casos de câncer infantojuvenil pode atingir, por ano, mais de 4,3 mil meninos e 4,1 mil meninas. o que requer a necessidade de parceiros para apoiar e contribuir com esse sonho que transforma vidas. Contribua para alimentar a esperança de centenas de crianças, adolescentes e seus familiares!

Saiba mais sobre a CAPE: